O executivo vai substituir Sérgio Andrade Leite que vai presidir o conselho de administração

 

Alberto Ono, que atualmente ocupa o cargo de vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores da Usiminas, vai assumir o comando da siderúrgica a partir de 19 de maio, informou a empresa em comunicado.

O executivo vai substituir Sérgio Andrade Leite, que fez carreira na companhia e está no cargo desde 2016. Leite vai presidir o conselho de administração.

A mudanças na gestão da empresa dependem de aprovação da Assembleia Geral de Ordinária de acionistas, marcada para 28 de abril, ou do conselho de administração.

Conforme a empresa, até que Leite deixe a posição de presidente executivo, o conselheiro Elias Brito exercerá temporariamente o cargo de presidente do colegiado.

Na nota, a empresa informa que Ono é engenheiro metalúrgico pela Universidade de São Paulo (USP), onde fez mestrado. Ele tem PhD em Metalurgia pela Universidade de Tóquio. Na Usiminas, iniciou sua carreira em 2009, como diretor de Planejamento e Controle. Em 2018, assumiu o atual cargo. Antes, trabalhou no grupo Votorantim, CBMM e Aços Villares.

O novo CEO afirma que a Usiminas seguirá focada no propósito de consolidar resultados cada vez mais sólidos, mantendo a sua trajetória de crescimento e liderança no mercado brasileiro de aços planos, com responsabilidade social e ambiental.

Leite tem uma carreira de 45 anos na empresa e, diz a nota, “liderou o processo de revitalização da empresa e a retomada de resultados recordes que vêm sendo apresentados ao mercado”.

“Tive a oportunidade de ocupar 13 posições na Usiminas”, afirmou Leite. “Seguirei empenhado para alcançarmos resultados ainda melhores, agora contribuindo de uma outra forma, na presidência do conselho”.

Os vice-presidentes Américo Ferreira (Industrial) e Miguel Homes (Comercial) vão continuar na diretoria da Usiminas. As outras posições serão assumidas por Thiago da Fonseca Rodrigues (Finanças e RI), Gino Ritagliati (Planejamento Corporativo) e Toshiro Miyakoshi (Tecnologia e Qualidade).

O acordo de acionistas assinado em abril de 2018 entre os sócios majoritários Nippon Steel, Ternium e Previdência Usiminas prevê, entre outros pontos, a alternância da indicação do CEO, dos membros da diretoria executiva e do presidente do conselho.

Fonte: Valor