O desempenho da indústria em São Paulo foi superior ao verificado para o país como um todo no mês de janeiro, de acordo com a Pesquisa Industria Mensal – Produção Física, publicada pelo IBGE. A indústria paulista cresceu 0,8% em janeiro de 2024 frente ao mês anterior (série dessazonalizada). Esse resultado é superior ao resultado nacional, que contraiu 1,6%. Outro resultado positivo foi a alta de 4,6% na comparação com janeiro de 2023, enquanto o resultado nacional foi elevação de 3,6%.
Apesar de um resultado positivo em janeiro, a produção da indústria paulista contraiu 1,1% no acumulado em 12 meses. No Brasil como um todo houve aumento de 0,4%, com crescimento em 10 dos 18 locais pesquisados.
Quando se avalia o desempenho dos setores processadores de aço defendidos pela Abimetal e Sicetel, verifica-se, na comparação de janeiro de 2024 com o mesmo mês do ano anterior, crescimento de 5,7% da metalurgia e queda de 1,2% de produtos de metal (exceto máquinas e equipamentos).
Apesar do resultado positivo da metalurgia em janeiro, a situação de ambos os setores na comparação do acumulado de 12 meses é de forte retração. Houve contração de 7,4% para a metalurgia e 4,1% para o setor de produtos de metal (exceto máquinas e equipamentos). Novamente, trata-se de um desempenho inferior ao resultado nacional, com quedas de 2,4% e 3,2%, respectivamente.