Conflito marítimo no Oriente Médio encarece o frete

As crescentes tensões no Oriente Médio impactaram severamente o frete marítimo internacional. Ataques dos houthis na costa do Iêmen prejudicaram as operações no canal de Suez, resultando em um expressivo aumento nos custos de transporte.

O custo médio para transportar um contêiner mais que dobrou, de US$ 1.520 em meados de dezembro/23 para US$ 3.070 em janeiro/24, incluindo fatores como os custos de combustível e seguros, que aumentaram cerca de 250%.

A costa do Iêmen desempenha um papel estratégico para o comércio internacional, sendo a entrada do canal de Suez no mar Vermelho, crucial para navios, especialmente os provenientes da Ásia, como da China, que buscam acessar a Europa de maneira mais eficiente. Aproximadamente 15% das exportações globais passam pela rota.

Os houthis vêm realizando ataques a navios desde novembro, intensificando suas ações no final de dezembro e na primeira quinzena de janeiro. A justificativa do grupo é a demonstração de apoio aos palestinos e ao Hamas, mirando principalmente embarcações dos Estados Unidos, aliado de Israel.

A coalizão liderada pelos EUA, com o apoio de países europeus, recentemente iniciou uma ofensiva para destruir as bases houthis. Em resposta, o grupo ameaça continuar atacando considerando esses países inimigos.

Como resultado, empresas marítimas globais, incluindo a Maersk, precisaram alterar suas rotas, aumentando o tempo médio de viagem em cerca de 11 dias.
O desvio impactou o preço do transporte de contêineres, elevando-o em mais de 200% nas rotas que conectam o porto de Xangai, na China, às cidades de Gênova, na Itália, e Roterdã, na Holanda.

A necessidade de ampliar o número de navios nessas rotas pode afetar mercados menores, como o Brasil, à medida que embarcações são redirecionadas para atender à demanda.