O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), elaborado pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), indica deterioração da confiança na indústria no Brasi para o mês de abril de 2024. Houve queda em 21 dos 29 setores avaliados. Houve queda na confiança tanto na indústria de construção quanto na de transformação e aumento para a extrativa.
Para a indústria de transformação, 16 dos 25 setores ainda se mantém em campo otimista, com valores acima de 50. Os índices são construídos de forma que valores superiores a 50 indicam otimismo e abaixo deste patamar, pessimismo. Entretanto, isto ocorre devido ao efeito do componente das expectativas. Os resultados do outro componente, as condições atuais, trazem um quadro pessimista generalizado para a indústria, em que 23 dos 25 setores da indústria de transformação se encontram abaixo dos 50 pontos.
Os setores processadores de aço defendidos pela Abimetal-Sicetel apresentaram piora de seus índices de condições atuais na comparação de abril com março. A metalurgia caiu de 46,6 para 44, enquanto os produtos de metal (exceto máquinas e equipamentos) saiu de 45,5 para 44. Os indicadores de ambos os setores com relação às condições atuais permanecem em território pessimista desde janeiro de 2023. Estes resultados revertem o crescimento verificado nos três meses anteriores, indicando piora recente para estes setores.
Na avaliação por porte, as três categorias apresentaram piora de março par abril e se mantêm em território pessimista quanto às condições atuais. As pequenas empresas apresentaram queda forte de 2 pontos percentuais ponto no índice (44,1 para 42,1). As médias, por sua vez, caíram de 46,2 para 44,8 e as grandes de 49,3 para 48,1.
As condições atuais nos resultados regionais também indicam pessimismo para as cinco regiões. Apenas o Nordeste registrou uma leve melhora, com piora para as outras regiões.
Os resultados do ICEI setorial indicam uma piora generalizada da confiança da indústria em abril. Este resultado é um indicativo que a produção industrial em abril apresente queda frente ao mês anterior, revertendo a melhora para aço apresentada pela Sondagem Industrial da CNI. O ICEI indica que a expectativa de maior crescimento do PIB para o ano dificilmente se converterá em crescimento para grande parte da indústria.