PAVI+: uma iniciativa para integrar setores e entregar desenvolvimento

As condições da pavimentação de ruas e rodovias do país, são um dos freios para o desenvolvimento e um fator que contribui, cada vez mais, para aumento de custos e perdas significativas para o setor produtivo, afetando a competividade e o desempenho dos setores industriais, em especial no que se refere a cadeia do aço, que depende de uma logística eficiente e fluída.

O transporte de mercadorias é feito em mais de 60% pelas rodovias e a situação precárias de nossas estradas gera perda de tempo, aumento de combustível e grande desgaste para os veículos. O tema é tanto de interesse da indústria como de toda a sociedade e, por isso, participei no último mês do seminário Pavi+, uma iniciativa para criar uma Comunidade de Pavimentação com o objetivo de desenvolver a aplicação do concreto na pavimentação.

O evento marcou o lançamento da Comunidade da Pavimentação – Cadeia Produtiva de Cimento e de Concreto Pavi+. 

Em breve criaremos na Abimetal a Câmara da Construção com objetivo de congregar os associados que participam da cadeia de construção e de participar de movimentos como este da Pav+ que muito interessa aos fabricantes de telas soldadas e fibras para concreto. 

A iniciativa da Associação Brasileira de Cimento Portland – ABCP visa reunir diversas comunidades técnicas para fortalecer elos e compartilhar conhecimento em diferentes frentes e os resultados serão benéficos para todo o mercado.

Dividido em ciclos temáticos por 18 meses e em linhas de trabalhos diferentes, a comunidade objetiva entregar soluções e integrar a cadeia produtiva em um compromisso de crescimento mútuo para todos os envolvidos.

Acredito que a experiência inicial foi uma excelente oportunidade para fortalecer a representatividade da Abimetal no setor e ampliar a atuação em pautas estratégicas para o desenvolvimento do Brasil e da indústria nacional.

Na ocasião, estive acompanhado de Randolpho Barony, diretor da Belgo Arames, Jeferson Rocha, gerente de negócios nacional da Belgo Arames, e Paulo Camilo, presidente da ABCP e anfitrião do evento.