Economia

A produção industrial dos setores em que se incluem a indústria processadora de aço cresceu em outubro na comparação com setembro (série dessazonalizada), de acordo com a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), conduzida pelo IBGE. A produção da metalurgia e dos produtos de metal (exceto máquinas e equipamentos) avançou 2,1% e 1,7% no período, respectivamente. Estes resultados vieram na contramão do desempenho da indústria geral, que apresentou retração de 0,2%.

O crescimento dos dois setores processadores de aço em outubro também foi significativo na comparação o mesmo mês em 2023: 8,5% para a metalurgia e 9,2% para os produtos de metal. No acumulado do ano e no de 12 meses, o crescimento da metalurgia é de 1,8% e 0,9%, respectivamente. Para os produtos de metal, esses valores são 4,7% e 3,5%.

O IBGE também publica informações de aberturas adicionais dentro das duas categorias acima. Uma dessas categorias é mais diretamente relacionada aos produtos de algumas das empresas atendidas pela Abimetal-Sicetel: a fabricação de produtos de trefilados de metal. Esta última está inserida dentro dos produtos de metal (exceto máquinas e equipamentos). A produção de trefilados recuou 1,3% em outubro frente a setembro (dessazonalização feita pela Abimetal-Sicetel). Na comparação de outubro de 2024 contra o mesmo mês do ano anterior, houve crescimento de 2,7%. Entretanto, no acumulado do ano, esse segmento recua 5,8%, enquanto no acumulado de 12 meses, o recuo é de 5,7%.

Com relação à indústria geral, a queda de 0,2% em outubro frente a setembro decorreu de contração similar por parte da indústria extrativa. Seu outro componente, a indústria de transformação, cresceu 0,1%. Esta última cresce 3,8% no acumulado do ano e 2,9% no acumulado em 12 meses.

Apesar do pequeno crescimento em outubro na comparação mensal para a indústria de transformação, a expansão foi disseminada, com 19 dos 24 setores registrando resultados positivos com relação a setembro. No acumulado do ano, 20 setores apresentam expansão.

Apesar do crescimento da produção dos setores em que se incluem o setor processador de aço, os resultados positivos não se estendem a todas as suas indústrias, como verificado no caso da fabricação de produtos trefilados. Adicionalmente, os setores processadores de aço ainda operam em patamares distantes de seus máximos. A metalurgia atingiu sua produção máxima em julho de 2008, com patamar atual 21% inferior àquele período. A categoria dos produtos de metal teve seu pico em maio de 2011 e produz atualmente 35% menos.