Fabricação de Produtos Trefilados de Metal avançou 1,7% em setembro de 2024, mas ainda recua 6,8% no ano
Publicado em 26/11/2024A Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), divulgada mensalmente pelo IBGE, também fornece dados de produção para classes de produtos mais específicas, sob a denominação “Grupos e classes industriais selecionados”. A categoria Fabricação de produtos de trefilados de metal (código 25.92), incluída dentro da Fabricação de Produtos de Metal, exceto máquinas e equipamentos, abrange uma diversos produtos defendidos pela Abimetal-Sicetel, como cabos e cordoalhas de aço, telas e cercas metálicas, assim como pregos e grampos para cercas.
A categoria de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos apresenta desempenho bastante favorável ao longo de 2024, com crescimento de 4,2% no acumulado de janeiro a setembro de 2024, contra o mesmo período do ano anterior. Esta mesma comparação temporal evidencia o fraco desempenho do setor de trefilados, que recua 6,8% no acumulado do ano. A variação acumulada de 12 meses é de -6,6%, sendo que o último valor positivo dessa medida se deu em abril de 2022.
O IBGE não divulga dados dessazonalizados para os trefilados de metal, úteis para comparações mensais. Ao se dessazonalizar a série histórica, verifica-se que o setor de trefilados apresentou crescimento de 1,7% em setembro, frente a agosto. Trata-se do segundo mês seguido de crescimento, mas insuficiente para reverter o resultado negativo ao longo do ano.
As dificuldades enfrentadas pelo setor de trefilados perduram há longo prazo, com o pico da série histórica do IBGE registrado em julho de 2008, período que imediatamente antecedeu a crise econômica agravada pela quebra do banco Lehman Brothers. Naquela ocasião, o índice alcançou 150,2 pontos, considerando uma base em que a média de 2022 equivale a 100. Em julho de 2024, o índice caiu para 95,62 pontos, um nível 36,3% abaixo do valor máximo atingido.