Há 90 anos, moldamos em AÇO um FUTURO melhor
Nessas nove décadas, entendemos que nossa atuação foi muito além do que um sindicato poderia alcançar, construímos pontes e trouxemos ações representativas que superaram, em muito, nossa esfera de obrigações e, com isso, em 2018 tivemos que ampliar o nosso escopo.
Sob a gestão do presidente Ricardo Martins entendemos que nossa entidade precisava alcançar um novo patamar de representatividade e alçar novos voos. Foi o momento oportuno para o crescente chamado de expandir os setores representados e alcançar toda a cadeia produtora do aço.
Foi então que, para atender as demandas do nosso setor, no dia 05 de dezembro de 2018, fundamos a ABIMETAL, consolidando nosso papel como verdadeiro pilar de inovação e compromisso para a indústria processadora do aço e iniciando um novo momento da nossa história.
Nosso legado se caracteriza por uma incessante busca pela excelência e por soluções que moldam um futuro sustentável e promissor para a indústria brasileira. Seguiremos firmes como um parceiro essencial na formação de um setor industrial cada vez mais forte e dinâmico.
Nossa História
Indústria forte para um Brasil melhor!
Fundado em 12 de setembro de 1934 e oficialmente reconhecido em 17 de outubro do mesmo ano, o SICETEL recebeu sua Carta Sindical do Ministério do Trabalho em 15 de maio de 1941, inicialmente como Sindicato da Indústria de Condutores Elétricos e Trefilação de São Paulo, abrangendo o Município de São Paulo e os setores de ferrosos e não-ferrosos.
No ano de 1958 tivemos mais uma conquista, foi aprovada a extensão da nossa base territorial sendo estendida para todo o Estado de São Paulo e após 12 anos com a aprovação da representatividade para o setor de Laminação.
Em 1979, o Sindicato passou a chamar Sindicato das Indústrias de Trefilação e Laminação de Metais Ferrosos, refletindo a evolução de suas atividades.
Tradição, confiança e representatividade
Entre nossas principais atividades de desenvolvimento econômico e fortalecimento da indústria estão:
-
Proteger os interesses das associadas e suas atividades econômicas;
-
Atuar na defesa comercial para promover justiça setorial;
-
Disseminação informações prioritárias e exclusivas do setor, facilitando o alcance dos objetivos das associadas nos âmbitos econômico, político e social;
-
Contribuir com estudos e propostas para solucionar problemas relevantes para nossas atividades;
-
Pleitear medidas junto aos Poderes Públicos para estimular e consolidar as atividades da classe empresarial que representamos;
-
Estreitar laços com associações de classe e instituições, tanto oficiais quanto privadas, para melhorar o desenvolvimento das atividades industriais;
-
Elaborar teses e pareceres jurídicos, econômicos e de comércio exterior no interesse das associadas;
-
Oferecer serviços e celebrar convênios para facilitar e aprimorar o ambiente de negócios das indústrias representadas.











































